quarta-feira, 9 de maio de 2018

terça-feira, 8 de maio de 2018

Operação encontra fraudes em bombas de combustíveis em Natal

Operação do Ipem identifica fraudes em bombas de combustíveis em postos de Natal (Foto: Ipem/Divulgação)
Uma operação conjunta do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Rio Grande do Norte com a Polícia Civil fiscaliza vários postos de combustíveis de Natal, desde o início da manhã desta terça-feira (8). A ação visa identificar fraudes nas bombas medidoras e já encontrou irregularidades em vários casos.
De acordo com o diretor-geral do Ipem, Cyrus Benavides, ainda não é possível detalhar a operação, nem divulgar os números e todas as fraudes detectadas pelos agentes, porque o trabalho ainda não foi encerrado pelas equipes. São quatro, em toda a cidade.
"É uma operação inédita, que conta com 20 agentes do Ipem do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Paraíba e uso de equipamentos para detectar fraudes. Também contamos com a cooperação 15 policiais civis", informou o diretor.
Em pelo menos dois postos, fiscais encontraram bombas que estavam com o lacre colado. Além da prática ser ilegal, é considera um indício de que houve alteração no bico (mangueira) de combustível da bomba.
"A equipe chegou a um posto em que todas as bombas têm lacre colado. Lacre colado é prejuízo para consumidor. É o primeiro sinal de que houve fraude", ressaltou Benavides.
Também foram encontrados óleos de motor vencidos há oito anos e expostos à venda. 
Os fiscais também procuram possíveis controles remotos que são usados para colocar no tanque menos combustível que o comprado pelo consumidor.
g1/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário