quarta-feira, 8 de abril de 2015

'Poderão ocorrer fugas em massa', diz juiz Henrique Baltazar sobre sistema prisional

Fonte: G1/RN
O juiz da vara de execuções penais de Natal, Henrique Baltazar, afirmou nesta segunda-feira (6), em tom de desabafo, que 'poderão ocorrer fugas em massa' de unidades prisionais do estado. A declaração foi publicada no Facebook após a fuga de 32 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz que aconteceu na madrugada desta segunda. "Sem grades nas celas e sem revistas diárias eles podem cavar túneis com facilidade. 
A situação da Cadeia Pública de Natal e de vários CDPs é igualmente precária. Poderão ocorrer fugas em massa em alguns deles", publicou o magistrado. Os presos cavaram um túnel que vai do pavilhão 2 até a área externa da penitenciária. A Penitenciária de Alcaçuz foi uma das unidades prisionais que ficou destruída após a série de rebeliões nos presídios do RN que aconteceram de 11 a 18 de março. Na publicação, o juiz Henrique Baltazar criticou a postura do governo diante da crise no sistema prisional. 
"As coisas podem mudar se o governo agir de verdade: precisa liberar dinheiro não só para reconstruir os presídios semidestruídos, mas principalmente para construir outros (e não falo só da Cadeia Pública de Ceará Mirim, cuja verba está disponível há mais de um ano), mas de vários CDPs (de verdade, não as carceragens transformadas em presídios que existem pelo RN), o que pode ocorrer em poucos meses", escreveu. "Além disso, impõe-se ocupar os presídios atuais, fazendo incursões diárias em todas as unidades, buscando armas, drogas, celulares e túneis em construção", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário