Laison Lopes, será julgado no próximo dia 10 de abril
Sidney Silva – O julgamento popular de Lailson Lopes, o “Gordo da Rodoviária”, apontado como um dos autores intelectuais da morte do jornalista F. Gomes, acontecerá no próximo dia 10 de abril, às 09hs, no salão do Júri do Fórum Amaro Cavalcante em Caicó.
A decisão marcando a data foi prolatada pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Vara Criminal.
Aconteceu um impasse por causa da falta de um advogado para o réu, o que foi resolvido quando o juiz resolveu nomear Anasiano Ramos, que concordou em fazer o júri. Com a aceitação de Lailson, foi possível agendar uma data para que este seja submetido ao Conselho de Sentença.
Atualmente Lailson Lopes, está recolhido em uma das celas da Cadeia Pública de Patu/RN. Ele passou um período no presídio de Caicó.
Entenda o por que da mudança de advogado
O réu Lailson Lopes, iria ser julgado no mesmo dia em que João Francisco dos Santos, o “Dão”, seria julgado, em agosto de 2013, mas, sua então advogada, Maria da Penha Batista, anunciou no início da sessão que estava deixando o processo. O réu foi indagado sobre a saída e ele confirmou alegando que pretendia contratar outro defensor, principalmente que fosse de outro estado. Naquele momento, o juiz aplicou uma multa de 50 salários mínimos a advogada pela desistência e o réu deixou o plenário. O julgamento seguiu só com o “Dão”, que no final foi condenado pelo crime.
Meses depois, Maria da Penha Batista, ingressou com um pedido de reconsideração da aplicação da multa junto a Vara Criminal, mas, o juiz negou provimento. O magistrado ainda mandou que o nome da advogada fosse inserido na Dívida Ativa do Estado, pela falta de pagamento da multa.