O açude Itans de Caicó/RN, está atualmente com 9 milhões e 500 mil metros cúbicos de água, o que é equivalente a 11,62% de sua capacidade. O nível do reservatório baixa a cada dia, mas, o órgão que capta água para abastecer Caicó, ainda não precisou tomar medidas mais drásticas.
De acordo com o diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, José Nilson Araújo, ainda não foi preciso instalar no Itans, equipamentos flutuantes para captar água, ou seja, instalar às bombas de água no meio do reservatório em balças. “Se não chover para o Itans receber água, provavelmente, no final de janeiro nós teremos que instalar esse equipamento, mas, estamos esperançosos que vai chover”.
Sobre a possibilidade de o Dnocs fechar às comportas da Barragem de Coremas, a Caern ainda não foi informada. A informação repassada na semana passada pela direção do Dnocs no Rio Grande do Norte. “Nós estivemos em Jardim de Piranhas na semana passada e no lugar onde a água é captada foi feita uma limpeza e está muito bom, o nível da água aumentou também, isso é muito bom. Se as comportas de Coremas irão ser fechadas nós ainda não fomos comunicados“.
Açude Itans de Caicó está com 11,62% de sua capacidade - (FOTO: Inácia Santos)